DICAS DE SAÚDE PARA HOMENS E MULHERES.

SAÚDE PARA HOMENS

Homens cuidam menos da saúde. Eles geralmente costumam adiar a consultas médicas e só procuram ajuda profissional quando o problema já está instalado. Entre as doenças que mais atingem os homens está o câncer de próstata e HPV muito comum entre homens e também nas mulheres.

CÂNCER DE PRÓSTATA

O exame de toque ainda é fundamental para descobrir o câncer de próstata, isso porque o exame do toque retal detecta anormalidades como a presença de algum nódulo. Mas além do toque retal, existem mais dois exames que são essenciais para o diagnóstico: o Antígeno Prostático Específico (PSA), que é feito por meio de análise do sangue, e o realizado com exame da urina. Vale ressaltar que um exame não inclui o outro. Todos os outros se complementam.
A causa para o aparecimento do câncer de próstata é multifatorial, entre eles estão a idade avançada, herança genética e o consumo excessivo de gordura animal.

ALIMENTOS IMPORTANTES: Vitamina E, (nozes, semente de girassol, kiwi, germe de trigo e óleos vegetais, como os de girassol, milho, soja e oliva) reduz os riscos de 30% a 40% o risco de câncer.
O mineral selênio, presente, por exemplo, na castanha da Amazônia também é indicado.

HPV

Muito comum também entre os homens o Papiloma Vírus Humano (HPV) tem como principal característica as lesões verrugosas na genitália masculina. Geralmente, a sua forma mais agressiva, que causa câncer no pênis, não apresenta sintomas. E o que é pior a camisinha não impede de contrair o HPV, por isso é importante diminuir o número de parceiras.
O vírus não tem como ser erradicado do organismo, mas as lesões e as complicações podem ser tratadas com cauterizações químicas ou cirurgias.

SAÚDE DA MULHER

Com a vida corrida, as mulheres têm cada vez menos tempo de se cuidar, por isso, precisam adotar práticas básicas, pra afastar problemas característicos das mulheres. A maneira correta de se limpar quando for ao banheiro, a escolha dos absorventes e o uso de determinadas roupas, é o recomendado.
A vida moderna tem causado mais problemas para a saúde da mulher, por geralmente passarem o dia todo fora de casa sem tem como fazer a higiene íntima de forma adequada.

CUIDADOS NECESSÁRIOS:

Usar sabonete íntimo: é recomendado e pode ser usado até duas vezes por dia. Na hora da compra a escolha deve ser por um sabonete íntimo que seja líquido e detergente, mas não alcalino.
Mas, em hipótese alguma, a mulher deve usar a chamada ‘ducha vaginal’ isso tira toda a defesa dessa região, que é promovida pela flora vaginal, uma espécie de camada de camada de proteção.
Usar absorventes adequadas: absorvente só deve ser usado durante a menstruação e ainda aqueles que não têm cobertura plástica, pois abafam a vulva, durante a menstruação, os absorventes devem ser trocados a cada quatro horas e a mulher deve se lavar três vezes ao dia.
ROUPAS: A mulher deve optar mais pelo uso de saias e vestidos. Na hora de dormir o ideal é não usar calcinha. A mulher deve evitar também ficar muito tempo com biquíni molhado, pois isso proporciona a proliferação de fungos.
DEPILAÇÃO: A depilação é um recurso mais estético do que higiênico, mas, é claro que se devem aparar os pêlos até porque o acúmulo irá fazer a região suar mais e criar um mau cheiro, a depilação é uma agressão principalmente para essa região que é muito sensível, por isso recomenda-se o uso de hidratante após a depilação.

Por: Midian Sousa

midifeliz@hotmail.com

Os comentários estão desativados.